MUSEU DA MÚSICA NA 16ª SEMANA DOS MUSEUS

Release

Novo site marca hiperconexão da música de Itu com o mundo

O Museu da Música – Itu está participando da 16ª edição da Semana Nacional dos Museus desde o último domingo, quando realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Coral Vozes de Itu do Cortejo Solene da Bandeira do Divino de Itu. Na ocasião, além da visita aos pousos, a música do maestro Elias Lobo esteve presente, através do Coral Vozes de Itu.

Para esta semana a programação está condensada no dia 20 de maio, domingo, quando o museu realizará um evento alusivo ao tema da 16ª Semana dos Museus: Museus hiperconectados.

Uma das necessidades atuais das instituições museológicas é justamente a comunicação rápida e a possibilidade de informar também através de plataformas virtuais. O Museu da Música, que já havia lançado a possibilidade de conexão do visitante com um acervo online, através do sistema QR code, agora traz um novo site, fruto de reflexão sobre o perfil do acervo do museu e de seus usuários.

O site www.museudamusicaitu.com.br, que está no ar desde 2009, recebeu novo layout. Agora o usuário poderá apreciar as novas exposições, ouvir gravações, assistir a vídeos e ler textos para conhecer melhor o patrimônio musical de Itu, constituído ao longo dos últimos 350 anos. Além disso, poderá fazer compras online de seus produtos: livros e periódicos.

O trabalho de conservação do acervo do Museu da Música bem como as ações educativas e as mostras culturais também são conteúdo do novo site.

O site foi desenvolvido pelo Técnico em Museus William Mattei, que está envolvido com a instituição há 10 anos.

O lançamento será feito no dia 20 de maio, domingo, com a seguinte programação:

10h. Abertura da exposição “Ouvir, cantar e tocar: dos instrumentos musicais às mídias digitais”.

10h30 – Diálogos 2018: “A tecnologia da informação e a virtualização dos espaços culturais”, seguida da apresentação do novo site. Participam José Roberto Santos, William Mattei e Marco Rafael Ribeiro.

O Museu da Música – Itu é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto aos domingos, das 9h às 13h.