MÚSICA DE MIGUEL DUTRA EM SOROCABA

Release

MÚSICA DE MIGUEL DUTRA EM SOROCABA

Obras inéditas serão apresentadas no Mosteiro de São Bento

A convite do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, o Coro de Câmara do Museu da Música – Itu apresentará, neste domingo, dia 21, às 18h, um concerto com obras sacras de Miguel Dutra. O repertório histórico, escrito entre 1828 e 1858 foi encontrado no ano passado e restaurado pelo Museu da Música – Itu.

Conhecido como artista plástico, arquiteto e memorialista, Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812 – 1875) deixou um conjunto de 48 obras musicais que se revelam como um tesouro musical, que permaneceu preservado por quase 150 anos. A obra preenche um hiato de trinta anos na música ituana, do qual nada se conhecia das composições. Como Sorocaba, Itu guardou uma tradição antiquíssima de música sacra, com gerações de compositores e intérpretes.

Ao longo dos últimos meses as obras vêm sendo restauradas e ensaiadas. A transcrição musical foi feita no próprio Museu da Música a partir dos originais que pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo. As músicas de Miguel Dutra, compostas para o ciclo religioso católico no séc. XIX, foram apresentadas em concerto inaugural em agosto e agora, pela primeira vez, serão ouvidas fora de Itu.

O Coro da Câmara do Museu da Música é composto de dez cantores, tem como regente Luís Roberto de Francisco e preparador vocal Paulo Zeppini.

O evento é gratuito, iniciativa da Ferratini Produções Culturais, da Associação Amigos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba e conta com apoio cultural do Instituto Cultural de Itu, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e do Maestro Lúcio Martini.

Concerto – Obra Sacra de Miguel Dutra

Mosteiro de São Bento de Sorocaba

Largo de São Bento, 62

21 de outubro, domingo, 18h.