DIÁLOGOS 2018 – A leitura como instrumento de transformação

 

Release

Museu da Música discute o papel da leitura

            No próximo domingo, dia 21 de outubro, às 10h30, o Museu da Música realizará o encontro mensal DIÁLOGOS, discutindo o papel da leitura na formação cultural de um indivíduo. O tema será conduzido pela Profa. Paula Pelegrini.

A pesquisadora parte da ideia de que diversas gerações de cidadãos passaram a vida sem ter contato com a leitura, a escrita e a interpretação, permanecendo submissas a decisões político-econômicas dos letrados. Considera que ler é algo realmente libertador!

O encontro aborda o papel da leitura como transformador da realidade, bem como a música e a arte em geral são instrumentos de releituras da vida e reflexão acerca de temas sociais.

Paula Regina Carvalho Pelegrini é professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Letras pela Unicamp, atuante na rede pública e privada do ensino básico na cidade de Cabreúva. Tem textos publicados no Jornal Primeira Feira (Salto) e outras produções na área de literatura e educação. É autora do capítulo “Ofélia no País dos Labirintos” no livro O Desejo em cena: ensaios de estética filmográfica contemporânea organizado por Juan Guillermo D Droguett.

É a idealizadora do projeto Jovem Orador que está em sua quarta edição, em Cabreúva, buscando a valorização da oratória em sala de aula.

O Museu da Música é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto todos os domingos entre 9h e 13h com visita gratuita.