VOZES DE ITU CANTA AS SETE PALAVRAS DE JESUS

Concerto traz obra sacra histórica de Elias Lobo

CONCERTOS HISTÓRICOS DE ITU

O Coral Vozes de Itu e a Secretaria Municipal de Cultura de Itu apresentam mais um evento da série Concertos Históricos de Itu no próximo domingo, dia 07 de abril, às 19h15 na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu. Desta vez a obra musical é o conjunto das Sete Palavras de Jesus na Cruz, compostas pelo maestro Elias Álvares Lobo em 1867.

A peça, dividida em oito partes é uma reflexão às sete últimas frases proclamadas por Jesus já pregado à Cruz. É a primeira peça do gênero escrita no Brasil, com características fortemente nacionalistas, em língua portuguesa. As melodias trazem elementos da modinha brasileira e do lirismo que reinava na música religiosa de então.

A obra foi transcrita por iniciativa do próprio Coral Vozes de Itu em 1995 e apresentada pela primeira vez naquele ano, na Igreja do Carmo.

O texto utilizado para a obra carrega aspectos da língua nacional oitocentista e foi transcrito do italiano pelo Padre Antonio Onorati, da Companhia de Jesus, primeiro reitor do Colégio São Luís.

O concerto conta com apoio do Convento do Carmo, do Museu da Música – Itu, que preserva os originais do autor, do Instituto Cultural de Itu e do Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

O projeto Concertos Históricos de Itu visa divulgar, ao longo de dez apresentações, o repertório da música local. Todos os eventos são gratuitos e têm entrada livre.

Concerto Histórico de Itu (As Sete Palavras de Jesus)

Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Praça da Independência, s/nº)

07 de abril de 2019, 19h15