Semana Santa em Itu – Música histórica marca cerimônias da Igreja Católica

 

     Itu guarda uma tradição musical secular para a Semana Santa, possivelmente as mais antigas partituras ainda em uso para as celebrações católicas no Estado de São Paulo. Esta marca importante da cultura local poderá ser vista e ouvida no próximo final de semana quando a Igreja de Nossa Senhora do Carmo promoverá celebrações tradicionais da Igreja local.

 13 de abril de 2019, sábado, 19h30, Solene Ofício de Trevas

       A cerimônia, conduzida pelo Prior do Carmo, Frei Antonio Bento, é a recitação solene do Ofício de Matinas de Laudes da Quarta-Feira Santa. Os salmos, as antífonas e leituras são entoados em Canto Gregoriano pela Schola Cantorum de Itu e Congregados Marianos e pela própria comunidade. Os responsórios, compostos em Itu em 1876 pelo Maestro Tristão Mariano da Costa Lobo serão cantados pelo Coral Vozes de Itu e solistas. Tristão Mariano foi Mestre de Capela na Igreja Matriz e professor de uma geração de músicos da cidade.

 

14 de abril de 2019, domingo, 19h. – Procissão de Passos

     A solenidade, promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana, é conduzida pelo Prior do Carmo que leva a relíquia da Cruz (Santo Lenho) em todo o percurso. Trata-se de uma Via Sacra solene composta de sete estações (passos), muito tradicional da Ordem Carmelitana. A contemplação é feita em casas na região central da cidade. As duas procissões, do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores sairão da Igreja do Carmo. O encontro se dará na Igreja do Bom Jesus. O primeiro Passo será armado na residência da Família Bispo, o segundo na residência da Família Xavier de Oliveira, o terceiro na Igreja do Bom Jesus, onde haverá o Sermão do Encontro. O quarto Passo será no Museu da Música – Itu, o quinto na residência da Família Sousa, o sexto em um ponto da Rua Floriano Peixoto e o sétimo na Igreja do Carmo, onde haverá o Sermão do Calvário. Em cada Passo canta a Verônica, a melodia composta pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo e o Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum, acompanhados de orquestra, cantam os Motetes dos Passos do Maestro José Mariano da Costa Lobo. As belíssimas imagens foram esculpidas por Pedro da Cunha no Rio de Janeiro, no século XVIII. Em alguns Passos ainda se conservam os quadros pintados pela artista italiana Lavinia Cereda.

     Padre Jesuíno viveu em Itu entre os séculos XVIII e XIX onde também foi artista plástico. Já José Mariano foi dos mais prestigiados músicos e compositores de sua cidade e morreu prematuramente em 1892. As obras musicais são apresentadas nessas cerimônias desde o século XIX.

     A participação do Coral Vozes de Itu, cantando a música histórica é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Museu de Arte Sacra, Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu valorizando o patrimônio da cultura imaterial paulista. O grupo está sob a regência de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.