MUSEU DA MÚSICA NA 17ª SEMANA DOS MUSEUS

Eventos marcam o futuro das tradições

O Museu da Música – Itu participa da 17ª edição da Semana Nacional dos Museus plenamente envolvido com o tema proposto pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Criado em 2007 para fortalecer as ações de preservação da memória musical em Itu, neste ano se une ao Coral Vozes de Itu, ao Museu da Energia de Itu e ao Museu de Arte Sacra para oferecer eventos gratuitos à população e aos visitantes.

O Museu da Música entende que o patrimônio imaterial só é significativo se revelado e presente na vida da sociedade. Para isto tem realizado constantemente ações artísticas e educativas para comunicar o repertório tradicional da música de Itu, a fim de levar ao futuro as tradições culturais tricentenárias da cidade.

Desta vez o Museu da Música se concentra em três áreas tradicionais da música local: a moda de viola, a música sacra e a música de cinema.

O Museu está aberto ao público desde 2009 com visita gratuita. Desde o ano passado oferece, junto às cinco salas de exposição, acesso ao repertório da música de Itu através do sistema QR code. Uma visita ao site www.museudamusicaitu.com.br já poderá elucidar o valor da música ituana para a história da arte brasileira.

Confira a programação do Museu da Música para a 17ª Semana Nacional de Museus

16 de maio, 19h30 – exibição do curta metragem “One week” (Uma semana) de 1920.

Música ao vivo com a Cia. Musical Sorocabana

Intervenção dos Profs. Fernanda Cobo e Luís Roberto de Francisco (CEUNSP)

Parceria com o Museu da Energia de Itu e o CEUNSP

Local – Museu da Energia, Rua Paula Souza, 669

18 de maio, 17h – Concertos Históricos de Itu “Missa e Credo – música de Itu ao tempo da chegada de Madre Theodora”

Obras de Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa

Com o Coral Vozes de Itu

Parceria com o Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Salão do Anjo – Colégio Patrocínio

Local – Praça Regente Feijó s/nº

19 de maio, 10h –  abertura da mostra “Tradição à moda da viola”

A tradição da música caipira em Itu: memória, arte e educação

Local – Museu da Música – Itu, Rua Floriano Peixoto, 480

19 de maio, 10h30 –  Diálogos 2019 “A religiosidade popular na Reza de São Gonçalo”

Participação dos Profs. Marco Ribeiro e Natan Coleta

Local – Museu da Música – Itu, Rua Floriano Peixoto, 480

O Museu da Música – Itu é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto aos domingos, das 9h às 13h.