SINOS HISTÓRICOS SÃO TEMAS DE ENCONTRO E PESQUISA

Release

SINOS HISTÓRICOS SÃO TEMAS DE ENCONTRO E PESQUISA

Eventos celebram dia do Patrimônio Histórico

No próximo final de semana dois eventos marcarão o dia do Patrimônio Histórico em Itu. O Museu da Música e o Museu dos Sinos de São João del Rei se uniram para oferecer um encontro cultural sobre a linguagem dos sinos daquela cidade mineira, única a conservar um código de sinais sonoros desde o século XVIII, daí o toque de sinos ter sido registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo IPHAN.
Anualmente, no Brasil, celebra-se o Dia do Patrimônio Histórico em 17 de agosto.
O evento, realização conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu e Museu da Energia de Itu, será conduzido pelo sineiro Samuel Vieras, um dos responsáveis pelo Museu dos Sino, instalado na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em São João del Rei. Além da linguagem, Viegas tratará da fabricação dos inos, o processo de ensino e aprendizagem do ofício de sineiro e a sua conservação.
“Sentinelas sonoras: a linguagem dos sinos de São João del Rei” acontecerá no dia 16 de agosto, sexta-feira, a partir das 19h30 no Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Itu – SP).
Entrada franca.
Outro evento que acontecerá durante o final de semana é um amplo inventário dos sinos históricos da Itu, realizado pelo Museu da Música e Secretaria Municipal de Cultuar em parceria com o Museu dos Sinos. O levantamento inédito do patrimônio campanológico da cidade pretende recolher informações sobre cerca de trinta sinos antigos instalados nas torres das igrejas antigas da cidade. Os exemplares devem contar com cerca de 150 a 80 anos.
Segundo o coordenador de acervo e documentação do Museu da Música, Luís Roberto de Francisco, o inventário possibilitará o reconhecimento da história e do uso dos sinos, suas características e fabricação, além de seu estado de conservação. Segundo ele, comumente ouvimos os sinos, mas pouco sabemos deles. A maioria dos ituanos nunca viu os sinos, porque eles ficam fechados nas torres. Com esse levantamento será possível descobrir e revelar muito sobre os sinos antigos de Itu, que marcaram o tempo e a vida da cidade nos últimos séculos.
O Museu da Música considera que há um patrimônio sonoro que pode ser recuperado à medida que o ofício de sineiro for incentivado e recuperado em Itu.

16 de agosto, sexta-feira, 19h30
Encontro cultural “Sentinelas Soronas, a linguagem dos sinos de São João del Rei”
Samuel Viegas (Museu dos Sinos de São João del Rei)
Museu da Energia de Itu – Rua Paula Souza, 669 – Itu (SP)