Diálogo discute a música na antiga festa de São Benedito

Evento contará com abertura de exposição

No próximo domingo, a partir das 10h30 o Museu da Música – Itu discutirá o papel da música na festa de São Benedito no século XIX. O tema está relacionado com a celebração do Dia da Consciência Negra e terá como participantes os professores Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Ribeiro, pesquisadores da instituição.

A antiga festa de São Benedito, realizada no Convento Franciscano São Luís de Tolosa contava com dois momentos significativos, a reza, dentro da igreja e o samba de roda, na parte externa, realizado por cerca de trinta anos no Pátio de São Francisco. As linguagens e personagens distintos desses eventos serão postos em paralelo a fim de compreendermos melhor a dinâmica da festa e a riqueza cultural relacionada a ela.

O Museu da Música preserva partituras originais executadas nessa festa, de autoria de Tristão Mariano da Costa.

Na ocasião será aberta a exposição “O erudito e o popular na festa de São Benedito”, com objetos, instrumentos musicais e relatos sobre os eventos.

O Museu da Música – Itu tem sede à Rua Floriano Peixoto, 480 e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. Melhores informações pelo site: www.museudamusicaitu.com.br