ORATÓRIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Obra será apresentada em Itu e Indaiatuba

No próximo final de semana o Coral Vozes de Itu apresentará a obra histórica Oratória de Nossa Senhora da Conceição, escrita em 1883, a primeira peça musical cantada na Catedral de Campinas, no dia de sua inauguração, a 8 de dezembro daquele ano.

O compositor, Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se notabilizou na música brasileira pela composição de peças em língua nacional, influenciado pela música lírica italiana e pela modinha brasileira.

Depois de notabilizar-se no gênero operístico, Lobo se dedicou à música sacra. Além de missas e novenas compôs pelo menos três oratórias com temas religiosos. O gênero se caracteriza por uma ópera sem cena. Os personagens dialogam com o coro celebrando o anúncio da gravidez de Maria pelo anjo Gabriel, o estranhamento e posterior aceitação de São José.

Elias Lobo foi um dos primeiros, senão o primeiro, dentre os compositores brasileiros a se dedicar a oratórias, muito comuns no período barroco e romântico na Europa. Peças como esta não são feitas para se cantar na liturgia, mas em forma de concerto.

As partituras originais pertencem ao acervo do Museu da Música – Itu e foram transcritas pelo Prof. Marcos Júlio Sergl.

O texto da Oratória de Nossa Senhora da Conceição é de autoria do Dr. Antonio da Costa Carvalho.

A apresentação na Igreja do Bom Jesus, no sábado, dia 7 de dezembro, às 19h15, coincide com os 130 anos de fundação da Congregação Mariana da Imaculada Conceição, sediada naquele templo, justamente em sua festa principal. Já em Indaiatuba o concerto será no dia 8 de dezembro, às 10h, no Mosteiro de Itaici.

O evento com a participação de solistas do Vozes de Itu e do pianista Daniel Guimarães. A direção artística é de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.

Há 25 anos o Coral Vozes de Itu se dedica à recuperação e apresentação de obras históricas da música paulista.

Os concertos são comemorativos dos doze anos de fundação do Museu da Música – Itu, que preserva os originais das partituras apresentadas.

O evento é realização conjunta da Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu, Museu da Música – Itu e Secretaria Municipal de Cultura de Itu e conta com apoio cultural da Igreja do Bom Jesus e Mosteiro de Itaici.

A entrada é franca.

07 de dezembro, sábado, 19h15

Igreja do Senhor Bom Jesus

Local – Praça Padre Anchieta s/nº centro Itu (SP)