Museu celebra centenário de Helena de Francesco

foto: Helena de Francesco – acervo – Museu da Música – Itu

Cantora e artista plástica, Helena atuou como educadora em Itu

Na sexta-feira, 03 de janeiro o Museu da Música – Itu e a Igreja do Bom Jesus celebram o centenário de nascimento da profa. Helena de Francesco (1920 – 2000). Educadora formada pelo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, Helena estudou também Administração Escolar e Pedagogia. Lecionou em Itu e Penápolis, aposentando-se em 1975 no Grupo Escolar Dr. Cesário Motta.

Helena se destacou nas artes como instrumentista e cantora. Por quinze anos dirigiu o Coro da Igreja do Bom Jesus, célebre pelo repertório ligado à alta renascença e ao movimento ceciliano da música sacra católica. No campo das artes plásticas notabilizou-se pela reprodução de figura humana em óleo sobre tela. Um quadro representando o Sagrado Coração de Jesus, em grandes dimensões, está exposto há mais de 50 anos na sacristia da Igreja do Bom Jesus.

A programação festiva se dará na Igreja do Bom Jesus e no Museu da Música, sediado na casa onde ela viveu.

Confira a programação:

03 de janeiro de 2020, sexta-feira:

18h. Missa na Igreja do Bom Jesus com a participação do Coro do Bom Jesus

19h. Diálogo “a vida de Helena e as artes de Julieta” – pelo Curador do Museu da Música, Luís Roberto de Francisco. Na ocasião serão exibidas gravações históricas do antigo Coro do Bom Jesus.

20h. Abertura da exposição “Memória e Arte de Helena de Francesco”

Museu da Música – Itu – Rua Floriano Peixoto, 480.

A exposição, que reúne trabalhos de sua autoria, estará aberta até o mês de maio, quando se lembra os vinte anos de seu falecimento.

O Museu da Música está aberto aos domingos das 9h. às 13h. com entrada franca.

Melhores informações – pelo site www.museudamusicaitu.com.br