CONCERTO ABRE CELEBRAÇÕES DOS  200 ANOS DO PATROCÍNIO

Coral Vozes de Itu cantará obras do Padre Jesuíno no Mercado Municipal

No próximo domingo, dia 8 de novembro às 10h. o Coral Vozes de Itu apresentará um concerto histórico que abre as comemorações do bicentenário de inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu, Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu e Irmãs de São José, revela a obra musical de dois compositores que atuaram naquela igreja, no tempo da sua inauguração, padre Jesuíno do Monte Carmelo e Miguel Dutra.

A igreja do Patrocínio foi inaugurada na festa de sua padroeira, no segundo domingo de 1820, quando o seu construtor, o padre Jesuíno já havia falecido. Foi uma das maiores celebrações religiosas que se tem notícia na história de Itu.

A música para as celebrações, infelizmente se perdeu. Na apresentação o Coral Vozes de Itu cantará obras dos dois compositores, que eram próprias para as novenas de devoção à Virgem Maria. As obras foram transcritas pela Profa. Lenita Nogueira (UNICAMP), Profa. Cláudia Polastri (UNESP) e pelo Prof. Luis Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu).

Padre Jesuíno (1764-1819) era natural de Santos e atuou em Itu toda a vida adulta. Depois de viúvo se tornou padre e esteve à frente de uma comunidade religiosa para a qual construiu a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Miguel Dutra (1812-1875) nasceu em Itu e viveu aqui até os 35 anos. Depois morou dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde também foi agente cultural importante.

No concerto as obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre o tempo dos compositores e a sua relação com a Igreja do Patrocínio.

O Coral Vozes de Itu se apresentará com grupo reduzido de dez cantores com máscara de proteção e distanciamento.

O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca.

Concerto – Bicentenário da Igreja do Patrocínio

Mercado Municipal de Itu

8 de novembro, domingo, 10h.