Museu da Música completa 13 anos

Mostra virtual discute memória e celebra dois centenários

No próximo domingo, dia 13 de dezembro, estará disponível no site do Museu da Música – Itu a mostra virtual “Luciano Francisco de Lima – o homem, a cidade, a memória”. É um evento comemorativo dos 13 anos de fundação do Museu da Música que guarda em seu acervo um conjunto significativo de objetos, documentos e imagens relacionados ao cidadão Luciano de Lima.

Luciano (1820 – 1897), de quem lembramos o bicentenário de nascimento,  foi tenente da Guarda Nacional e um cidadão envolvido com causas de sua terra, incluindo a construção de monumentos. Porém seu nome e sua memória quase desapareceram, não fosse o cuidado de seus descendentes, o médico Deodoro de Moraes Lima e a esposa Anna Escobar de Moraes Lima.

Anna Escobar de Moraes Lima (1921 – 2001) foi professora, pianista e organista em São Paulo e Itu. Deixou um importante legado à cidade em torno da preservação da memória local. Além de textos e documentos que ela guardou o Museu da Música também preserva suas partituras e a biblioteca do casal.

A mostra é resultado de alguns meses de pesquisa e levantamento de fontes no acervo da instituição.  Traz imagens inéditas de objetos da coleção e narra a sua relação com a história de Itu. Discute também como a memória de um personagem pode ser lembrada ou esquecida.

Com este evento o Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu abrem as celebrações do centenário de nascimento de Anna Escobar, com diversas atividades até novembro de 2021.

Visite o site www.museudamusicaitu.com.br a partir de 13 de dezembro e conheça mais um episódio significativo da história de Itu.