Museu da Música – Itu participa de ações educativas

Atividades remotas acontecem durante a pandemia

Desde o início do mês de março de 2021 o Museu da Música – Itu está participando de diversas ações educativas que visam à formação de professores e do público em geral sobre temas relacionados à memória e história regional.  As atividades acontecem de maneira remota através das redes sociais e do site da instituição.

Em 8 de março, através de uma live organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cabreúva, o curador do Museu da Música falou da vida e obra da pianista Anna Escobar de Moraes Lima e sua contribuição à cultura regional. Na semana seguinte, no dia 14, participou do encontro Mulheres, acervos e museus em Itu/SP, em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu e o Museu da Energia  de Itu, quando apresentou a comunicação Anna Escobar da coleção pessoal ao acervo museológico.

Entre os dias 17 e 18 de abril o Museu da Música participar do encontro Museus e Escolas em tempo de pandemia, também em parceria com o Museu Republicano e o Museu da Energia. O encontro, direcionado para educadores, discute e apresenta as possibilidades de explorar o site do museu como material complementar à educação de crianças e jovens, valorizando assim o patrimônio imaterial da região, sobretudo a obra de compositores como Miguel Dutra e Elias Lobo. Participam do evento os educadores Luís Roberto de Francisco, Marco Rafael Leite Ribeiro e Natan Coleta.

Desde novembro de 2020 o Museu da Música tem organizado exposições virtuais, criação de William Mattei. Conta também com apoio cultural do Coral Vozes de Itu.

O Museu da Música é mantido exclusivamente pelo Instituto Cultural de Itu, associação sem fins lucrativos.

As mostras virtuais podem ser vistas no site www.museudamusicaitu.com.br