Instituto Cultural

O Instituto Cultural de Itu foi criado a 2 de fevereiro de 1999 com o objetivo de desenvolver propostas de ação cultural em Itu. É formado por especialistas nas áreas de Patrimônio Cultural, Música, Educação, Psicologia Social e História.

 

Está estabelecendo parcerias com entidades culturais da cidade, a fim de fortalecer, juntamente com outros grupos, o desenvolvimento cultural da comunidade ituana. Em 2007 criou o Museu da Música – Itu. Em 2008 realizou o encontro “Patrimônio Cultural de Itu – Diálogo 2008”. Em 2009 propõe-se, em parceria com outras entidades ituanas, a desenvolver um abrangente Inventário Cultural de Itu.

 

Encontro “Patrimônio Cultural de Itu – Diálogo”:

Realizou-se nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2008. Seu objetivo era discutir assuntos pertinentes ao patrimônio cultural da cidade de Itu, seja na forma de construções, museus, festividades, celebrações, instituições, o saber fazer e a ampla relação destes temas com a educação e com o turismo. Contou com a participação do SINCOMÉRCIO – Itu, que ofereceu sua sede para o encontro. O encontro também teve por objetivo reunir as entidades culturais para discutir propostas de ações conjuntas para 2009. Houve grande presença de estudantes de cursos de artes e arquitetura do CEUNSP e também expressiva representação de entidades culturais.

 

A diretoria do Instituto Cultural de Itu não quis assumir qualquer liderança para a organização das ações culturais. Por isso foi criado um fórum permanente de discussão e proposta, reunindo representantes de diversas entidades culturais ituanas.

Temas e participantes do Encontro