Apresentações mantêm vivo patrimônio cultural de Itu

Vozes de Itu cantou em cerimônias na Semana Santa

Na Semana Santa de 2021 o Coral Vozes de Itu participou das bicentenárias cerimônias da Igreja Católica mantendo vivo o patrimônio musical exclusivo da cidade.  Obras compostas em Itu ao longo do século XIX, foram apresentadas durante os eventos e, mesmo com a pandemia, puderam ser vistas e ouvidas através das redes sociais.

A convite da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, o Vozes de Itu, na sexta-feira santa, cantou obras do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano da Costa Lobo e José Tescari, que representam a mais estável e significativa atuação musical do Estado de São Paulo, com mais de um século de produção ininterrupta.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o Canto da Verônica, composto há mais de duzentos anos, executado por uma das cantoras do Vozes de Itu, que já o faz há vinte anos.

O Coral Vozes de Itu atua na preservação do patrimônio imaterial de Itu desde 1995, quando trouxe à vida obras de Elias Lobo e, desde então já trabalhou em dezenas de outras peças. Desde 2008, em parceria com o Museu da Música – Itu, guardião das partituras originais desses compositores, o trabalho se intensificou.

O Coral é mantido única e exclusivamente pela Associação Cultural Vozes de Itu, entidade sem fins lucrativos e conta com trabalho voluntário de seus cantores. Em respeito às orientações de saúde para conter a pandemia do covid 19, está atuando com um grupo reduzido de cantores que usam máscaras em ensaios e apresentações e tomam todas as medidas de distanciamento necessárias.